Contato

Na terceira semana da nossa série sobre as demonstrações contábeis, o tema de hoje é a Demonstração do Patrimônio Líquido.

Leia e confira!

A DMPL faz parte do rol de instrumentos de apoio da gestão administrativa, econômica e financeira, é um documento que evidencia todas as movimentações realizadas durante o exercício social nas contas que compõe o Patrimônio Líquido.

Essa obrigação, apesar de não ser prevista em lei, é exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para empresas de capital aberto.

Qual o objetivo da DMPL.

Por meio da DMPL, o gestor pode avaliar se as contas estão equilibradas ou se há entraves que precisam ser resolvidos com prioridade a partir do próximo exercício social, a fim de garantir o bom andamento dos negócios e alcance dos resultados planejados.

Dessa forma, é importante que a DMPL evidencie com clareza a posição de cada conta que compõe o patrimônio líquido, devendo ser elaborada conforme as normas brasileiras de contabilidade para representar fielmente as movimentações ocorridas na companhia.

Estrutura

A estrutura desta demonstração segue seu objetivo de comparar os saldos do patrimônio líquido do fim do período anterior, as alterações que tiveram durante o ano e os saldos finais do período atual.

Com isso, os usuários desse relatório podem saber como a empresa destinou seus lucros, por divisão ou reservas, e os fluxos inerentes.

Agrupando todo o saldo do ano anterior são somados e subtraídos os fluxos de cada natureza que alteraram o resultado no período. Com isso é encontrado o saldo final de todo o patrimônio líquido.

Não há uma formatação padrão com relação a termos e distribuição na tabela, mas há a necessidade de itens essenciais à finalidade do documento, como:

  • Saldo inicial ou referente à conclusão de uma data anterior ao recorte;
  • Ajustes anteriores;
  • Aumento de Capital;
  • Resultado/Lucro líquido no exercício;
  • Destinos do Lucro;
  • Reservas de Capital;
  • Dividendos;
  • Saldo final/atual;

Estes, normalmente são encontrados na primeira coluna da tabela, enquanto os títulos da linha horizontal são:

  • Capital Social;
  • Reservas de lucro legal;
  • Lucros ou prejuízos acumulados;
  • Total/patrimônio líquido.

Por fim, a DMPL, por ser um demonstrativo facultativo, é quase que por via de regra, destinada ou solicitada pelo comitê gestor da empresa, seu CEO ou acionistas. Através desse mapeamento é possível identificar os resultados obtidos, evidenciando os números específicos que dizem respeito a origens e destinos tal como êxitos e perdas.

Agora que você sabe a importância da DMPL, continue nos acompanhando para entender sobre as demais demonstrações.

Receba novidades em
seu e-mail.

Mais populares:

Paralegal
Styllu´s Contábil

EMPRESA INDIVIDUAL

Continuando nossa série sobre os formatos jurídicos disponíveis, hoje vamos falar da Empresa Individual.  Empresa individual é aquela que não possui sócios, sua receita anual

Leia mais »
Paralegal
Styllu´s Contábil

MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Vamos começar hoje a explanar sobre os formatos jurícos disponíveis para abertura de empresas. No MEI estão enquadrados os profissionais que trabalham de forma autônoma

Leia mais »

Compartilhar: